[Cultura] Como são os encontros e relacionamentos na Coréia do Sul!
Oi, oi Goobabes! Trago a vocês nesta categoria Cultura o primeiro post, e é sobre um assunto que muitos kpoppers adoram e acham interessante! Como são os encontros e relacionamentos coreano?
●◐●◐●●◐●◐✵⋆✵●◐●◐●●◐●◐
Como alguns sabem, a Ásia é um continente onde relacionamentos amorosos são um assunto delicado e assustador. Logo, a taxa de natalidade é cada vez mais baixa. Na Coréia do Sul, a maior parte opta por conhecer sua alma gêmea através de amigos. Ao invés de encontros casuais, os coreanos preferem ter encontros com pessoas que eles já tenham referências, pois assim eles já sabem se terão alguma afinidade e já ter aquela noção básica do que esperar no seu encontro. É claro que esses encontros não são as únicas formas de conhecer pessoas para namorar na Coreia, mas é a preferida dos coreanos.
Outro método popular, é o famoso "encontro às cegas". Encontros às cegas são extremamente frequentes e é uma das maneiras mais comuns de conhecer pessoas de uma forma relativamente segura. É claro que essa não é a única maneira dos coreanos conhecerem alguém. As pessoas se encontram nas escolas, trabalho, etc. Mas o sogaeting (encontro ás cegas) é uma das maneiras favoritas dos coreanos para se ter um encontro perfeito.
Há ainda alguns outros “tipos” de encontros às cegas, que são especificamente para diferentes objetivos, a qual são esses:
미팅 (Meeting) – Um encontro às cegas em grupo, ocorrem principalmente com jovens estudantes universitários. Um grupo de amigos encontram-se com um grupo de amigas para ter um bom tempo e se conhecerem melhor.
선 (seon) – Um encontro às cegas arranjados pelos pais. Este é um encontro muito importante, onde ambas as partes têm expectativas de casamento desde o início, principalmente os pais.
Além disto, há os populares em que um restaurante completamente escuro (onde apenas os funcionários possuem óculos de visão noturna) e pessoas adentram o mesmo e ocupam uma mesa a qual o próprio garçon (a) o guia para sentar-se, sem ter a mínima noção de quem estava junto a si, descobrindo só ao fim da refeição em que ambos podem sair juntos dali ou não.
●◐●◐●●◐●◐✵⋆✵●◐●◐●●◐●◐
⊱ Hobbies de casais!
Os casais coreanos simplesmente adoram deixar claro que estão em um relacionamento amoroso ao andar com roupas iguais, desde blusas até sapatos. E essas coisas de casais passam vão além do quesito roupas e se expandem para capinhas de celulares, acessórios aleatórios, adereços para cabelo, anéis e até brincos. É claro que isso não é um senso geral, nem todos os coreanos são fãs de sair na rua como um real espelho de seu companheiro. Pode ser um exagero até para alguns coreanos, mas a grande maioria dos casais tem como hobbies esse tipo de relacionamento.
⊱ 100 dias de namoro!
Em alguns países o casal apenas celebra o ano que passou junto, no Brasil o primeiro ano de namoro é celebrado até mensalmente, mas na Coreia, é um pouco diferente. Claro que um ano de união é sempre comemorado, mas em vez de contar os meses, o casal celebra cada 100 dias juntos (são os “aniversários” de 100 dias, 200 dias, 300 dias, 500 dias, 1000 dias e por assim vai), e é normal que o primeiro presente seja um anel de compromisso. É mais comum os casais mais jovens celebrem dessa forma, pois nem todos conseguem, ou fazem questão, de lembrar exatamente a quantidade de dias juntos, mas é definitivamente uma maneira coreana de celebrar o fato de estar apaixonado.
⊱ Cavalheirismo!
De modo geral, a maioria dos homens são fisicamente mais fortes do que suas namoradas, e a maioria das mulheres costumam carregar grandes bolsas! Assim, na Coréia, quando saem com amigas, ou com seus namorados, muitos homens coreanos vão se oferecer para carregar suas bolsas e evitar que elas tenham uma dor no braço ou nas costas. Eles não se preocupam em parecerem estranhos carregando uma bolsa visivelmente feminina, pois na Coreia é uma prática comum.
⊱ Dormir fora!
É muito normal que as pessoas solteiras na Coreia ainda morem com os seus pais, principalmente as mulheres, então saiba que se você pretende dormir na casa do seu namorado, isso será um pouco complicado. Pelo conservadorismo, um casal, que não seja casado, não deve dormir na mesma cama ou no mesmo quarto, então, os pais dele/dela muito provavelmente não deixarão que você durma na casa. Claro que existem pessoas solteiras que moram sozinhas, aí a escolha é de cada um. Mas, como muitos coreanos solteiros moram com os pais, e por isso, podem ter um horário limite para voltar para casa mesmo quando adultos (os argumentos de “minha casa, minhas regras” vão além da idade do filho). Infelizmente, é algo mais comum para as mulheres, pois a maioria dos pais não quer ver a sua filhinha voltando para casa tarde da noite.
⊱ Passeios!
Voltando ao argumento dos pais, os coreanos preferem encontros longe de casa para não sofrerem a pressão de estarem sendo vigiados pelos pais e terem mais liberdade com seus namorados. Encontros ao ar livre são as melhores escolhas, e ir atrás de um café único e confortável em Seul, ou tentar descobrir comidas coreanas deliciosas nos mercados externos da cidade, não parece ser uma opção ruim, não é?
⊱ Apresentar aos amigos e familiares!
Nos primeiros meses (e as vezes anos) de namoro, é muito difícil que um namorado coreano vá apresentar sua namorada para a família ou amigos dele, pelo simples fato de estarem se conhecendo, pois sim, eles passam a se conhecer apenas depois que iniciam um relacionamento. Os coreanos tem medo de apresentar seus amigos para seus namorados pois se esse namoro chegar ao fim, a situação ficará ruim para os amigos que agora são compartilhados, e ninguém quer perder uma amizade por conta de um namoro que não deu certo. Para a questão da família, apresentar o namorado ou a namorada para os pais e familiares significa que você está em um relacionamento extremamente sério e com intenções de casar, e muitos não estão preparados para assumir tal compromisso logo de cara.⊱ Os pais mandam!Independente de sua etnia, se você estiver em um relacionamento sério com uma pessoa coreana, os pais coreanos entrarão na questão, e podem querer intervir. Se os pais dele/dela não gostarem de você, vão querer por um fim no relacionamento, por não querer que isso avance para um casamento. Os pais tem a palavra final na Coreia e muitos filhos não tem coragem ou simplesmente não conseguem contrariar os pais, então, esse pode ser realmente o fim de seu relacionamento. Não há muito a ser feito. É claro que isso também não é geral, nem todos os pais são tão extremos. No entanto, entenda a importância dois pais na Coreia, até mesmo nos relacionamentos de seus filhos.
●◐●◐●●◐●◐✵⋆✵●◐●◐●●◐●◐
Alguns fatos minimamente importantes sobre os relacionamentos coreanos:
⊱ Demonstrações públicas de afeto na Coreia não são tão abertas quanto em outras partes do mundo. Embora a mentalidade da geração mais jovem esteja passando por uma mudança, muitos coreanos ainda não são muito abertos para se beijarem em público. Um selinho simples pode ser tolerável para alguns, mas a maior parte dos coreanos se recusam a ser vistos em público se beijando. Até mesmo algo simples como um abraço pode ser mais complicado do que você está acostumado. Mas é normal encontrar casais de mãos dadas ou de braços dados.
⊱ Se você está saindo com coreanos, você pode querer dividir a conta da forma coreana. Isso significa que uma pessoa paga pelo encontro e na próxima vez a outra pessoa vai pagar. Hoje em dia alguns coreanos preferem dividir a conta por igual. Mas se você está namorando na Coreia, quando você vai a um restaurante, café, cinema ou sorveteria, é comum que se alterne entre quem vai pagar a conta. Alguns coreanos ainda vão preferir pagar tudo, mas, recentemente, as mulheres preferem pagar sua parte. Então, isso realmente depende da pessoa.
●◐●◐●●◐●◐✵⋆✵●◐●◐●●◐●◐
Então por agora foi isso Goobabes! Espero que tenham gostado e sanado sua curiosidade ao menos minimamente, maaas, se eu tiver esquecido de algo, digam aqui nos comentários!
~Annyeong!
Fonte: http://destinocoreia.blogspot.com.br/2014/08/namoro-na-coreia-o-que-esperar.html?m=1