top of page

[Cultura] Como funciona o serviço militar coreano?


Oi, oi Goobabes! Hoje vamos falar sobre um assunto polêmico e que aflinge os coraçõeszinhos das kpoppers quando um Idol é obrigatoriamente alistado no exército e tem de passar dois anos longe de nós! TwT Então, como funciona o serviço militar coreano?

●◐●◐●●◐●◐✵⋆✵●◐●◐●●◐●◐

O exército sul coreano é um dos mais poderosos da Ásia e conta com, aproximadamente, 495 mil soldados. Os homens ingressam através de recrutamento e devem completar de 21 a 24 meses de serviço militar entre 18 e 35 anos. O interessante deste largo espaço de tempo para o alistamento, é que, ao contrário do Brasil no qual os rapazes devem, obrigatoriamente, se alistar aos 18 anos, na Coreia do Sul eles podem escolher o melhor momento. Exatamente por essa possibilidade de escolha que os idols costumam se alistar cada vez mais tarde e as empresas de entretenimento selecionam os rapazes cada vez mais novos, para não serem tão abaladas economicamente com a falta de um integrante.

Já no ensino médio, os alunos têm aulas específicas para serviços militares. No entanto, hoje em dia estas aulas mudaram o foco e passaram a abordar mais sobre situações de emergências do que a guerra em si. A razão para o alistamento sul coreano ser obrigatório está vinculada com sua relação nada amigável com a Coreia do Norte. Devido ao seu instável relacionamento, eles precisam estar preparados caso ocorra um novo conflito. Houve até um período em 2010 no qual se discutiu ser extinta a obrigatoriedade. Mas, como a Coreia do Norte bombardeou a do Sul, preferiu-se manter o serviço militar como uma obrigação.

Bem, é possível servir como um soldado ativo, mantendo-se isolado, ou como um funcionário público, trabalhando em escritórios e tendo a tarde livre para realizar outras atividades.

As Forças Armadas Sul Coreanas podem ser divididas em:

Exército (ROKA)

Marinha de Guerra (ROKN)

Força Aérea (ROKAF)

Fuzileiros Navais (ROKMC)

E as Forças de Reserva.

Níveis de 1 a 4: os homens se apresentarão ao serviço ativo e terão 5 semanas de treinamento básico. Posteriormente, serão encaminhados para o exercício de diversas funções. Os recrutas também têm a opção de escolher se voluntariar a cargos mais difíceis, como fuzileiros e paraquedistas, ou permanecer na infantaria regular.

Os agentes de serviço público são, geralmente, pessoas de nível 4 que por pouco não foram aprovadas para o serviço ativo. Costumam ser ridicularizados pelos outros homens coreanos por trabalharem em estações de metrô ou em escritórios do governo local.

Nível 5 ou mais: são aqueles que são dispensados por terem sofrido alguma lesão ou por possuir alguma grave doença. Outros motivos, além dos de saúde, podem desqualificar um coreano para o serviço ativo, como, por exemplo, os coreanos não-étnicos, pai ou mãe estrangeiros, naturalizados, ou tatuados (acredita-se que tatuagem têm uma imagem ruim, de gangues); estas pessoas são acusadas de "criar desarmonia na unidade".

Depois do serviço obrigatório, os sul coreanos ainda têm que se apresentar 100 horas por ano, no decorrer dos próximos 8 anos após o término da prestação do serviço, para receberem treinamento com o objetivo de estarem preparados caso estoure uma guerra. Nesse período, os sul coreanos estão em um serviço inativo.

⊱ E se um sul coreano não presta o serviço militar?

Todo ano milhares de jovens sul coreanos se recusam a se alistar, o que não é visto com bons olhos. Seja por motivo filosófico, religioso, a sociedade coreana, que é extremamente nacionalista, os vê como covardes e eles sofrem punições pela sua escolha. Servir o país é uma questão de honra e orgulho.

⊱ Categoria " Celebridades".

Antigamente, o exército sul coreano tinha a categoria celebridades. Esta categoria especial tinha o objetivo de ajudar os idols a manterem suas habilidades artísticas, pois estes não tinham como treinar a atuação, canto, ou dança no quartel. E também servia para prevenir que eles não sofressem nenhuma lesão que pudesse prejudicar as suas carreiras. Outro objetivo desta categoria era aproximar o exército da população através de eventos beneficentes nos quais os idols realizavam espetáculos para pessoas carentes.

Apesar da boa intenção do governo sul coreano, em 2013 o Ministério da Defesa resolveu dissolver tal categoria, uma vez que os idols estavam apresentando má conduta e os outros soldados estavam se sentindo discriminados devido os benefícios destinados apenas às celebridades.

⊱ Como é a vida no quartel?

Ao chegarem no quartel, os soldados recebem seus uniformes e outros utensílios do governo, e podem receber objetos de seus familiares. É muito comum idols receberem cartas de incentivo. Assim que chegam, como dito anteriormente, eles passam por treinamento intensivo de 5 semanas e depois são enviados para as bases onde irão viver nos próximos dois anos, isolados de tudo e de todos. Os soldados dormem apertados em um fino colchonete, num local que não é muito legal e que tem um cheiro nada agradável.

Mas eles não vivem como prisioneiros, também possuem momentos de recreação (férias e folga) no qual podem assistir TV acompanhados de um sargento, ler livros, e jogar futebol. Eles também recebem uma pequena, mas bem vinda, quantia pecuniária por estarem servindo.

A comida não é de todo ruim. Claro que eles não comem nenhuma lagosta, mas o bom e velho kimchi não pode faltar. Normalmente, a comida é servida naquelas bandejas iguais da escola. E quando eles vão para a mata, eles ensacolam a comida. E, quando estão em guerra, eles se viram como podem.

●◐●◐●●◐●◐✵⋆✵●◐●◐●●◐●◐

Então vou terminando por aqui este post, no próximo trarei uma listinha dos Idols que irão ao exército esse ano! Espero que tenham gostado, Goobabes!

~Annyeog!

Fonte: http://asianholicbr.blogspot.com.br/2015/08/o-alistamento-sul-coreano.html

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga:
  • dxgszd
  • tumblr_o0ycj1Zree1uh7rmbo1_500
  • tumblr_nsi753KjIE1uzyr9qo1_500
  • 1 twitter
bottom of page